Turismo na terceira idade: confira cinco dicas para se divertir com segurança
Pessoas com mais de 60 anos querem ter novas amizades, descansar e aprender; veja dicas para não ter nenhum problema
A ideia de aposentar e ter tempo para se divertir nos acompanha a vida toda. É o momento em que as pessoas geralmente estão mais tranquilas de responsabilidades, como o cuidado com os filhos, por exemplo, e a agenda de trabalho já não atrapalha. Viajar, para quem tem mais de 60 anos, é sinônimo de novas amizades, descanso e aprendizado, mas é importante fazer tudo com segurança. Diversão e problemas não combinam.
A médica geriatra Polianna Souza, cofundadora do canal Longidade, reforça a importância da socialização nesta faixa etária. “Hobbies e atividades de lazer são fundamentais para uma boa qualidade de vida da população 60+. Além de ajudarem a manter corpo e mente ativos, eles também proporcionam momentos de descontração e fortalecimento dos laços sociais, tão importantes em qualquer faixa etária”, afirma.
Para tanto, além de contratar uma agência especializada em roteiros para este público, é importante ter atenção nas cinco dicas a seguir, que ajudarão no planejamento antes de seguir para o destino:
1) Documentos em dia: Certifique-se de que os documentos estejam sempre em ordem, como passaporte (no caso de viagens internacionais), identidade, cartões de plano de saúde e passagens. É importante fazer uma lista para não esquecer de nada;
2) Autocuidado: Manter-se hidratado, evitar o exagero na alimentação ou o consumo de alimentos exóticos. Escolher as malas adequadas para evitar um esforço físico sem necessidade. Usar roupas adequadas ao clima do lugar de destino. Fazer um check-up médico com antecedência, principalmente antes de viagens de avião.
3) Atenção redobrada com a saúde: Preparar um kit com remédios para emergências e não esquecer dos medicamentos de uso contínuo levados em bagagem de mão. Alguns destinos exigem vacinas específicas, então é importante manter o cartão de vacinação sempre em dia.
4) Contratação de seguro viagem: Esse é um item muito importante que oferece cobertura para diversos fins, do atendimento médico de emergência até o reembolso por cancelamento de voos ou extravio de bagagens.
5) Planejamento de roteiro adequado: Organizar passeios e atividades respeitando limites e condição física. Planejar o roteiro de forma que existam horas de descanso e dias livres para relaxar. Importante pesquisar com antecedência o destino ou até mesmo pedir um suporte de uma agência de turismo de confiança.
Seguindo esta lista, e contratando profissionais de confiança, é só preparar, arrumar as malas e partir. Não há nada melhor do que ganhar o mundo.